Universidade Sénior Francisco Canais Rocha, da ARPE

(USFCR)

Fundada em 1997, sob a égide de Francisco Canais Rocha, a UTIARPE – Universidade da Terceira Idade da ARPE– iniciou a sua atividade no ano letivo de 1997-1998, com 40 alunos. Atualmente, o seu número de alunos é de cerca de 80 e desenvolve a sua atividade sob a designação de Universidade Sénior Francisco Canais Rocha, da ARPE em memória do seu fundador.

Os grandes objetivos da Universidade Sénior Francisco Canais Rocha, da Arpe são, nas palavras do seu fundador “proporcionar aos seus associados a possibilidade de aprenderem ou ensinarem e promover o convívio salutar e útil entre gerações”. Com vista à consecução desses objetivos, a USFCR estabeleceu vários objetivos específicos (Ver Regulamento Interno da USFCR) com os quais se compromete e os quais tenta harmonizar com os superiores interesses da Instituição

As aulas funcionam na sede da ARPE e na Escola Secundária Maria Lamas, em horário diurno e são dadas, maioritariamente, por professores voluntários aposentados e alguns ainda no ativo, como professores do Agrupamento de Escolas de Gil Paes. As aulas na ESML são dadas ao abrigo de um Protocolo celebrado em 2005, pelas duas instituições o qual também contempla a cedência de salas e alguns equipamentos informáticos.

Podem frequentar as aulas da USFCR todos os associados da ARPE, independentemente das suas habilitações literárias, nas condições estipuladas no seu Regulamento Interno.

A USFCR faz parte da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), e é dirigida pela sua Diretora Pedagógica, senhora professora Liliana Mineiro, desde outubro de 2013.

OFERTA EDUCATIVA E ATIVIDADES