Como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), a ARPE faz parte da Rede Social do Concelho de Torres Novas, colaborando com o GAS (Gabinete da Acção Social do Município), com as IPSS do Concelho participando, ainda, ativamente em diversas iniciativas de natureza social desenvolvidas no concelho.

A ARPE é cofundadora da Federação das Associações e Organizações de Reformados do Ribatejo, FARPIR-MURPI, de cujos órgãos sociais faz parte. Foi igualmente cofundadora da UCATN (União das Coletividades e Associações do Concelho de Torres Novas) presidindo à sua Assembleia-geral. Integra, também, a CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade) e a RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade)

Para além da sua colaboração com as entidades afins, acima mencionadas, a ARPE desenvolve atividades na área educacional através da sua Universidade Sénior Francisco Canais Rocha que disponibiliza uma vasta oferta educativa ao nível de diversas disciplinas de estudo/aprendizagem, possui um Grupo de Cantares e uma Oficina de Teatro e organiza, regularmente, visitas guiadas a museus, monumentos nacionais e outros locais de interesse turístico e histórico. A ARPE dispõe, também, de uma Biblioteca a qual integra a Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Torres Novas e pode ser acedida através do GIB (Gestão Integrada de Bibliotecas).

A ARPE dinamiza, também, diversas atividades lúdicas e recreativas, tais como passeios, convívios, aniversários, bailes e comemorações as quais mobilizam muitos dos seus associados e constituem sempre grandes jornadas de confraternização e de integração social.