Como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), a ARPE faz parte da Rede Social do Concelho de Torres Novas, colaborando com o GAS (Gabinete da Acção Social do Município), com as IPSS ( Instituições Particulares  de Solidariedade Social) do Concelho assim como com todas as iniciativas de natureza social desenvolvidas no concelho.
Como Associação de Reformados representa as Associações concelhias na Assembleia do Agrupamento de Escolas Gil Pais.
Além disso, ARPE desenvolve actividades na área cultural (Universidade da Terceira Idade, Grupo Coral, visitas guiadas a museus e monumentos nacionais, organiza conferências e colóquios, e dispõe de uma biblioteca); na área educativa (cursos de alfabetização); na área desportiva (natação e ginástica); na área recreativa e lúdica (Conjunto Musical, passeios a diversos pontos do País e ao estrangeiro, convívios, comemorações, bailes, jogos de salão).
A ARPE foi fundadora da Federação das Associações e Organizações de Reformados do Ribatejo, FARPIR-MURPI, de cujos órgãos sociais faz parte. Foi igualmente fundadora da UCATN – União das Colectividades e Associações do Concelho de Torres Novas, presidindo à sua Assembleia-geral.
Continuamos a colaborar com o GAS (Gabinete da Acção Social do Município), bem  como todas as IPSS ( Instituições Particulares  de Solidariedade Social) do Concelho.
A ARPE possui um Gabinete de Enfermagem: o serviço de enfermagem funciona às 6ªs. feiras das 10 às 12 horas. O serviço  é  prestado pela srª. Enfermeira Rita.

Grupo coral da arpe


A ARPE criou o seu Grupo Coral em 13 de Maio de 1998, com o apoio do Choral Phydellius, contando, desde sempre, com o empenho e a dedicação do seu director artístico, Gualter Rodrigues Pedro, e o esforço e entusiasmo dos seus coralistas. O Grupo Coral da ARPE conta presentemente com trinta e cinco coralistas, de ambos os sexos, e ensaia duas vezes por semana. O seu repertório compõe-se quase exclusivamente de música tradicional portuguesa, a três e quatro vozes, com assinalável nível cultural.

O Grupo Coral fez a sua primeira apresentação aos sócios da ARPE na Festa de Natal da Associação de 1998, e a sua estreia pública foi na I EXPOSOCIAL’99, em Maio de 1999. Desde então o Grupo Coral actuou no Carregado, Ourém, Alpiarça, Lisboa (Parque das Nações), Lousã, Barreiro, etc., e em várias aldeias do concelho de Torres Novas, assim como em diversos eventos, como sejam nas Festas da Cidade, no lançamento dum livro de José Saramago, e noutras iniciativas, com inteiro agrado dos vários públicos.

A ARPE organizou o 1º Encontro de Coros da ARPE em Dezembro de 2000, tendo participado no mesmo três grupos corais e dois coros, e ao qual assistiram cerca de 700 pessoas. Em Dezembro de 2001 realizou-se o 2º Encontros de Coros da ARPE, com a participação de 170 coralistas. Em Março de 2003 teve lugar o 3º Encontro de Coros da ARPE, com a colaboração de grupos de diversas regiões do País. Todos os encontros contaram com vastos auditórios.

As actuações do Grupo Coral da ARPE mereceram o reconhecimento da Câmara Municipal de Torres Novas, que decidiu, em Março de 2001, atribuir-lhe o «subsídio institucional» que concede às associações que se dedicam às actividades musicais.

Passeios e convívios

Duas das actividades desenvolvidas pela ARPE, e que mobilizam mais associados, são os convívios e os passeios. Desde a sua fundação que a Associação promove passeios recreativos aos mais diversos pontos do País e também da Espanha.
O primeiro passeio foi à cidade espanhola de Valência de Alcântara, e teve lugar em Outubro de 1996. A partir daí os passeios passaram a ser cada vez mais numerosos, dado o interesse dos associados pelos mesmos. Nos dez anos da sua existência podemos dizer que não há nenhum distrito do País que não tenha sido visitado pelos sócios da ARPE.
Além dos passeios os convívios existem outra das actividades muito apreciadas pelos associados, constituindo sempre agradáveis jornadas de confraternização. Juntamente com os bailes e os aniversários, os convívios são as actividades que mobilizam mais associados.