A ARPE – Associação de Reformados e Pensionistas de Torres Novas – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Pessoa de Utilidade Pública e foi fundada em 28 de março de 1996, por 112 sócios. A Associação conta, atualmente, com 410 associados efetivos e 87 associados auxiliares. O principal mentor da associação foi o ativista social Francisco Canais Rocha que aceitou o desafio do seu amigo José Duarte da Piedade e contou, desde o início, com a colaboração dum numeroso grupo de voluntários. Mercê da sua atividade, a ARPE beneficia, desde a sua fundação, do apoio da Câmara Municipal, sob a forma de um subsídio institucional e de apoios pontuais da Junta de Freguesia. A ARPE é membro do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e de várias associações suas congéneres tais como a UDIPSSS (União Distrital das IPSS de Santarém) da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) e da RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade). É também membro de outras coletividades complementares à sua atividade, tais como a CPCCRD (Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto) a qual integra a U.C.A.T.N local (União das Coletividades e Associações de Torres Novas). Em 1998, foi fundada a Universidade da Terceira Idade, da ARPE (UTIARPE), à qual, recentemente, foi atribuída a denominação de Universidade Sénior Francisco Canais Rocha, da ARPE (USFCR).

Objetivos da ARPE

O objetivo principal da ARPE é construir o Centro Social Torrejano, num terreno cedido pela Câmara Municipal, na Quinta da Lezíria, cuja escritura de cedência já se encontra efetuada. O Centro Social Torrejano terá fundamentalmente três valências: Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário.

Para além do seu objetivo principal, a ARPE também persegue outros objetivos igualmente importantes tais como a promoção de iniciativas e atividades de natureza educativa e sociocultural, assim como ações de proteção da saúde, nomeadamente, através de cuidados de medicina preventiva e cuidados de enfermagem. Nestas áreas, o seu objetivo final é fomentar e apoiar a plena integração e participação dos reformados e pensionistas do Concelho de Torres Novas, na vida da sociedade, assim como contribuir de forma relevante para o seu bem-estar físico e psicológico. Nesse sentido, a ARPE tem vindo a celebrar alguns acordos e protocolos com diversas entidades os quais se destinam a favorecer a situação social, económica e cultural dos seus associados.

ÓRGÃOS SOCIAIS DA ARPE

Quadriénio (2019 a 2022)

Assembleia Geral

Maria José Carreira
Presidente
Orlando Alves Pereira
Vice-Presidente
Ana Antónia Carapeta Ramos Maia
Secretária
Beatriz Ferreira Silva Ramos
1º Suplente
Rui Manuel Machado da Fonseca Jorge
2ª Suplente

Direção

Liliana da Silva Violante Mineiro
Presidente
João Joaquim Silvestre Vidal
Vice-Presidente
Maria Antónia Rodrigues de Sousa
Tesoureira
Maria de Fátima Sénica Maia Vieira
Secretária
Luís Manuel Ramos Faria Lobo
Secretário adjunto
António Augusto Lopes Coelho
1º Suplente
Maria Filomena Cardoso Inocêncio
2ª Suplente
Maria Olinda Gaspar Pereira Ribeiro
3ª Suplente

Conselho Fiscal

Eugénio Manuel Vieira dos Reis
Presidente
Maria de Fátima Diegues
Secretária
Carlos Manuel Vicente Rosa Ferreira
Relator
Manuel Alves Barbosa
1º suplente
Filipe Borges de Sousa
2º suplente